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Grupo de Claro e NET lidera ranking de reclamações em 2015
Publicado em 23/03/2016
Lista mostra 50 empresas que mais causaram abertura de processo administrativo por questões não solucionadas
O Grupo Claro/NET/Embratel recebeu o maior número de reclamações no ano passado, com 9,6% de todos os atendimentos registrados no Estado de São Paulo. Os dados são do Procon-SP, que divulgou o Ranking Estadual de Reclamações de 2015 nesta segunda feira (22), mostrando os setores mais reclamados e o índice de soluções por parte das empresas.
A lista conta com as 50 empresas ou grupos que mais foram alvos de reclamações fundamentadas ao longo de 2015, ou seja, demandas feitas pelos clientes que não foram solucionadas em fase preliminar de atendimento e, assim, geraram abertura de processo administrativo.
Entre os mais de 1 milhão de atendimentos registrados, 60.949 geraram reclamações fundamentadas, sendo 46% no Procon-SP e 64% nos Procons Municipais no interior, litoral e grande São Paulo.
Empresas mais reclamadas
Depois do Grupo/Claro/NET/Embratel, com 5.883 reclamações, vem o Grupo Vivo/Telefonica, que recebeu 3.901. A Sky Brasil ficou em terceiro lugar, com o total de 2.731 reclamações, seguida da Tim, que teve 2.351 registros em 2015. O Grupo Pão de Açúcar fecha a lista dos cinco primeiros, tendo sido reclamada 2.349 por seus clientes.
Setores mais reclamados
O setor que mais sofreu reclamações ao longo de 2015 foi o de telecomunicações, com quatro dos cinco primeiros colocados. Esta posição pertence ao segmento desde o ano de 2012.
Algumas empresas, inclusive, apresentaram aumento no número de reclamações em comparação com o ano de 2014. A Nextel cresceu em 170%, passando de 235 para 634. A Sky subiu de 1.367 para 2.731 – aumento de quase 100% –, enquanto Tim e Claro subiram 68% e 57%, respectivamente.
O Grupo Claro/NET/Embratel recebeu o maior número de reclamações no ano passado, com 9,6% de todos os atendimentos registrados no Estado de São Paulo. Os dados são do Procon-SP, que divulgou o Ranking Estadual de Reclamações de 2015 nesta segunda feira (22), mostrando os setores mais reclamados e o índice de soluções por parte das empresas.
A lista conta com as 50 empresas ou grupos que mais foram alvos de reclamações fundamentadas ao longo de 2015, ou seja, demandas feitas pelos clientes que não foram solucionadas em fase preliminar de atendimento e, assim, geraram abertura de processo administrativo.
Entre os mais de 1 milhão de atendimentos registrados, 60.949 geraram reclamações fundamentadas, sendo 46% no Procon-SP e 64% nos Procons Municipais no interior, litoral e grande São Paulo.
Empresas mais reclamadas
Depois do Grupo/Claro/NET/Embratel, com 5.883 reclamações, vem o Grupo Vivo/Telefonica, que recebeu 3.901. A Sky Brasil ficou em terceiro lugar, com o total de 2.731 reclamações, seguida da Tim, que teve 2.351 registros em 2015. O Grupo Pão de Açúcar fecha a lista dos cinco primeiros, tendo sido reclamada 2.349 por seus clientes.
Setores mais reclamados
O setor que mais sofreu reclamações ao longo de 2015 foi o de telecomunicações, com quatro dos cinco primeiros colocados. Esta posição pertence ao segmento desde o ano de 2012.
Algumas empresas, inclusive, apresentaram aumento no número de reclamações em comparação com o ano de 2014. A Nextel cresceu em 170%, passando de 235 para 634. A Sky subiu de 1.367 para 2.731 – aumento de quase 100% –, enquanto Tim e Claro subiram 68% e 57%, respectivamente.
Fonte: economia.uol.com.br - 22/03/2016
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