Cuidado: e-mail solicitando recadastramento do auxílio é golpe
Publicado em 17/06/2020

Golpes digitais relacionados ao auxílio emergencial têm se tornado bastante frequentes nos últimos meses
No Brasil, a crise do novo coronavírus (SArs-Cov-2) fez com que muitas pessoas perdessem o emprego por conta do fechamento de comércios. Para tentar minimizar isso, foi criado o auxílio emergencial , em que a pessoa deve se enquadrar em uma série de regras para ter direito ao recebimento de uma quantia.
No entanto, criminosos estão se aproveitando do período para aplicar golpes e roubar um dinheiro que pode fazer muita falta para várias pessoas. O truque mais recente chega em forma de e-mail. Os mais desavisados podem cair facilmente no golpe justamente por parecer algo oficial.
A mensagem informa que o aplicativo da Caixa mudou e necessita de um recadastramento do número de celular. O e-mail ainda informa que tudo pode ser feito por SMS, sem sair de casa. Para convencer o usuário a realizar a suposta operação, ameaças são feitas informando que, se o procedimento não for realizado, o acesso ao internet banking e ao aplicativo serão perdidos.
Essa é uma estratégia bastante conhecida na internet. O bandido não sabe se você tem uma conta naquele banco. Porém, como essas mensagens são disparadas para milhares de pessoas simultâneas e usando empresas famosas, é bem provável que muitos indivíduos caiam no golpe justamente por parecer algo legítimo.
No caso de recebimento de mensagens do tipo, a recomendação é de nunca clicar nesses links. Dificilmente bancos enviam e-mails para atualização cadastral. De qualquer forma, se ainda houver dúvida, o melhor a se fazer é contatar a instituição para verificar se há alguma pendência cadastral.
Auxílio emergencial
Com o passar dos anos, os golpes pela internet são reformulados para se adequar ao momento. Normalmente, os criminosos chegam às vítimas por e-mail, como é o caso recente. No entanto, o WhatsApp , sites falsos e até aplicativos bastante semelhantes aos originais foram adotados.
Por conta disso, no caso do auxílio emergencial , sempre se certifique de utilizar os canais oficiais. Para consulta pela internet, há o aplicativo Caixa Tem ( Android e iOS ) e o site do Dataprev . As consultas também podem ser feitas por telefone, por meio da central 111.
Fonte: economia.ig - 16/06/2020
Notícias
- 12/08/2025 IPCA de julho sobe 0,26%, ante alta de 0,24% em junho, afirma IBGE
- Azul corta mais de 50 voos e encerra 14 rotas; veja cidades afetadas
- Mercado reduz projeção de inflação para 2025 e 2026, aponta Boletim Focus
- Aneel eleva para 6,3% projeção de aumento médio das tarifas de energia elétrica em 2025
- Plano de contingência para tarifaço inclui preservação de emprego, mas com exceções, diz Haddad
- Senac Nacional abre inscrições para programa de estágio
- INSS suspende contrato com Agibank após denúncias de bloqueio de atendimento e retenção de valores
- Dono da rede Ultrafarma, Sidney Oliveira é preso em operação do MP/SP
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)