Contas de luz não terão cobrança extra em abril, afirma Aneel
Publicado em 03/04/2023

Agência Nacional de Energia Elétrica informou nesta sexta-feira, 31, que seguirá com a bandeira verde pois os reservatórios do país estão com um nível alto de armazenamento
Nesta sexta-feira, 31, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz seguirá com bandeira verde no mês de abril, ou seja, sem cobrança extra. Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram que os reservatórios do país estão com um nível alto de armazenamento, entre 82% a 97%, a depender da região. Quando o nível dos reservatórios é baixo, as hidrelétricas passam a gerar menos energia e o operador é obrigado a acionar usinas termoelétricas para garantir o fornecimento de eletricidade ao país. Como as térmicas são mais caras do que as hidroelétricas, o custo de geração de energia aumenta, o que é repassado pela Aneel por meio das bandeiras tarifárias. Em nota, a agência afirmou ser provável que a bandeira verde se mantenha durante todo o ano de 2023. Segundo a Aneel, a previsão é de que o período chuvoso se encerre em abril com um alto nível de armazenamento nos reservatórios das hidroelétricas, com patamar próximo a 90%. A agência também afirma que a atual condição traz uma perspectiva otimista à oferta de energia também durante o período de seca.
Fonte: Jovem Pan - 01/04/2023
Notícias
- 14/05/2025 Beneficiários do INSS já podem contestar descontos; saiba como
- Empresa responsável por planos de saúde dos Correios também passa por dificuldades financeiras e fala em 'risco' para a continuidade
- Plano de saúde é obrigado a cobrir transplante conjugado de rim e pâncreas, decide Terceira Turma
- Exportações do agro ao mercado chinês podem render US$ 20 bi, estima governo
- McDonald's quer contratar 375 mil funcionários. E no Brasil?
- Moradora deve ser indenizada após sofrer acidente em elevador do condomínio residencial
- Justiça autoriza Voepass a arrendar espaços de pousos e decolagens em aeroportos
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)