Juro do rotativo do cartão de crédito sobe 8,7 pontos porcentuais em julho e chega a 445,7% ao ano
Publicado em 30/08/2023

Assunto ganhou importância nos últimos tempos porque o Brasil tem uma das taxas mais caras do mercado; dados são do Banco Central
O juro médio total cobrado pelos bancos no rotativo do cartão de crédito subiu 8,7 pontos percentuais do mês de junho para julho, segundo informou o Banco do Brasil, nesta nesta segunda-feira, 28. Na cobrança anual, a taxa passou de 437,0% para 445,7%. Esta modalidade de crédito é o assunto do momento nas áreas de economia e política, porque o Brasil tem uma das taxas mais caras do mercado. Há até um grupo de trabalho entre o Ministério da Fazenda, o Banco Central e os bancos do país. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou recentemente que a solução pode ser o fim do crédito rotativo, e a dívida do cartão seria automaticamente transferida para o parcelado com juros. Há cerca de cinco anos, os bancos são obrigados a transferir, após um mês, a dívida do cartão de crédito para o parcelado a juros mais baixos. No caso do parcelado, o juro passou de 196,1% para 198,4% ao ano entre junho e julho. Se considerar o juro total do cartão de crédito, que aglutina as operações do rotativo e do parcelado, a taxa passou de 104,2% para 102,7%.
Fonte: Jovem Pan - 28/08/2023
Notícias
- 09/05/2025 Como abrir uma conta gov.br
- AGU pede apreensão de passaporte de dirigentes de entidades investigadas por fraude no INSS
- Custo da cesta básica sobe em 15 de 17 capitais em abril, aponta Dieese
- Correios registram prejuízo de R$ 2,6 bilhões em 2024, aponta demonstrações financeiras
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)