Em crise, Oi abre caminho para recuperação judicial nos Estados Unidos
Publicado em 09/07/2025
Movimento criou um novo caminho para solucionar o endividamento
São Paulo - A Oi protocolou, na segunda-feira, 7, petição na Corte de Falências do Distrito Sul de Nova York para rescindir o reconhecimento da recuperação judicial nos Estados Unidos e extinguir os processos de Chapter 15 em andamento, em um movimento que abre caminho para uma outra solução para o seu endividamento, o Chapter 11 - o equivalente da Justiça americana à recuperação judicial no Brasil.
O Chapter 15 trata de casos de empresas internacionais com dificuldades de solvência. O processo visa ao reconhecimento e à aplicação, nos EUA, das decisões emitidas no âmbito da recuperação judicial em curso no Brasil.
Segundo a Oi, a petição vai possibilitar eventual ajuizamento, na Justiça dos Estados Unidos, de um outro processo, o Chapter 11. Ele teria como principal objetivo tratar dívidas que não podem ser abarcadas pela recuperação judicial em andamento no Brasil - medida antecipada pelo Estadão/Broadcast na última semana.
"Estamos conduzindo esse processo com responsabilidade e foco total no futuro da Oi. A atual gestão tem experiência em processos complexos de reestruturação e está comprometida em tomar as decisões necessárias com agilidade e consistência", disse, em nota à imprensa, o presidente da Oi, Marcelo Milliet.
Continuidade do negócio
O executivo assumiu o posto em dezembro, indicado pela consultoria Íntegra, que tem experiência em dar guinadas em empresas em crise, como a Renova Energia, a Eternit e a Paranapanema, entre outras.
"A prioridade da companhia é garantir a continuidade do negócio e o atendimento aos nossos clientes. Um plano de recuperação é, por natureza, dinâmico e exige ajustes ao longo do caminho. O aditivo recém-protocolado e esta possível medida nos Estados Unidos refletem uma atuação estratégica e atenta às necessidades do momento. Nosso objetivo é equilibrar a proteção jurídica necessária com a sustentabilidade do negócio no longo prazo", acrescentou.
Na terça-feira da semana passada, dia 1º, a Oi protocolou na Justiça brasileira um aditivo ao plano de recuperação aprovado em abril de 2024, quando estabeleceu uma série de medidas para equacionar a dívida bilionária. A empresa também pediu uma tutela de urgência para suspender, por 180 dias, o cumprimento das obrigações previstas no plano enquanto busca aprovar as alterações junto aos credores.
"Analisamos a situação da empresa, o que foi cumprido do plano e o que falta cumprir. Aí, identificamos uma necessidade de ajuste", disse Milliet, sobre o pedido do aditivo.
O principal buraco identificado no orçamento da Oi tem origem na venda da operação de banda larga, a Oi Fibra, adquirida pela V tal. "Nessa venda, estava prevista a entrada de R$ 1,5 bilhão no caixa da empresa (o restante iria diretamente para pagar credores), mas isso não aconteceu", explicou.
Reconstrução
O processo de Chapter 11 nos EUA, assim, seria usado de forma complementar à recuperação judicial no Brasil, respeitados os limites de ambas as jurisdições, e abriria oportunidade de uma colaboração internacional mais ativa pela reconstrução da empresa, afirmou a Oi, no comunicado. Em crise, Oi abre caminho para recuperação judicial nos Estados Unidos.
Fonte: O Dia Online - 08/07/2025
Notícias
- 09/07/2025 Calendário do PIS: veja a data de pagamento do abono em julho e saiba como consultar
- Preço da cesta básica cai em 11 capitais; São Paulo tem o valor mais alto
- Trump volta a ameaçar países do Brics: “Vão pagar preço alto”
- Cogelamento Alimento
- Arthur Lira admite possibilidade de dividir projeto da isenção do IR
- Servidor é condenado a devolver salários recebidos sem prestar serviços
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)