Governo de SP afasta seis servidores em desdobramento da Operação Ícaro
Publicado em 26/08/2025
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) afastou seis auditores fiscais da Receita Estadual após instaurar sete processos administrativos disciplinares. A medida se soma à exoneração de Arthur Gomes da Silva Neto, já confirmada anteriormente, e faz parte da resposta do governo paulista às investigações da Operação Ícaro, que apura supostas irregularidades no ressarcimento do ICMS-ST.
Além dos afastamentos, a Sefaz-SP abriu 20 apurações preliminares para analisar a evolução patrimonial de servidores e possíveis indícios de irregularidades. Em nota, o governador Tarcísio de Freitas afirmou que as medidas visam garantir rigor na apuração e na recuperação de eventuais prejuízos aos cofres públicos.
Como parte das mudanças, a secretaria já havia revogado a Portaria CAT nº 42/2018, que regulava procedimentos de complemento e devolução do imposto, e o Decreto nº 67.853/2023, que tratava da chamada “apropriação acelerada” de créditos tributários. Atualmente, todos os pedidos de ressarcimento passam obrigatoriamente por auditoria fiscal até a revisão completa dos protocolos.
Um grupo de trabalho, criado em 15 de agosto, está revisando as regras de conformidade e reestruturando o processo de ressarcimento. A iniciativa prevê o uso de ferramentas tecnológicas e cruzamento automatizado de dados, com o objetivo de aumentar a transparência e reduzir riscos de fraude.
Fonte: Jovem Pan - 26/08/2025
Notícias
- 26/08/2025 Financiamento de veículos no Brasil cresce 2,1% em julho
- Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,86%
- CPMI do INSS começará trabalhos nesta terça-feira
- Mantida indenização para paciente que teve prontuário trocado
- DF é condenado por negligência médica que resultou em queda de recém-nascida
- Bets: empresas de apostas e jogos online faturaram R$ 17,4 bilhões no 1º semestre
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)