Existem frutas que não podem ser guardadas juntas? Veja dicas para evitar desperdício
Publicado em 24/09/2025

Frutas chamadas climatéricas, como banana e mamão, aceleram o amadurecimento uma da outra. Por isso, quando estão juntas, podem acabar estragando antes da hora.
Antes de lamentar por aquela fruta que estragou antes da hora, é preciso entender se ela deveria ter sido guardada longe das outras ou se era melhor ter colocado o produto na geladeira, e não na fruteira.
Saber como e onde guardar cada tipo de fruta, além de conhecer a forma correta de higienização e transporte, ajuda a conservar o alimento e evitar desperdício.
O g1 ouviu o pesquisador Marcos Fonseca, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e consultou uma cartilha da instituição para reunir dicas que ajudam a evitar a perda das frutas. Veja:
Quais frutas não devem ser guardadas juntas?
Frutas chamadas climatéricas, como banana e mamão, aceleram o amadurecimento uma da outra. Por isso, quando estão juntas, podem acabar estragando antes da hora.
A recomendação é manter essas frutas separadas, a não ser que a ideia seja justamente acelerar o amadurecimento delas.
Essa influência de uma sobre a outra ocorre porque as frutas climatéricas produzem mais etileno, um hormônio vegetal gasoso que se difunde pelo ambiente e afeta o amadurecimento das frutas.
Algumas frutas climatéricas (que amadurecem depois da colheita):
- banana
- mamão
- maçã
- pera
- abacate
- manga
- pêssego
- figo
- kiwi
Frutas não climatéricas (não amadurecem depois da colheita):
- morango
- uva
- cereja
- amora preta
- frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina
Como guardar na geladeira
De modo geral, as frutas podem ser guardadas na geladeira, desde que fiquem em potes e separadas umas das outras. Como o frio ajuda a retardar o amadurecimento, o ideal é refrigerar apenas as frutas que já estão maduras.
Se ficarem soltas na gaveta da geladeira, as frutas podem ressecar e perder o frescor. Potes fechados ajudam a evitar esse desgaste e também reduzem a influência de uma fruta sobre a outra.
A parte intermediária da geladeira costuma ter uma temperatura mais equilibrada e é a mais indicada para guardar os alimentos.
Uma lembrança: o abacaxi deve ir para a geladeira apenas se estiver descascado.
Mamão e banana podem ir para a geladeira?
Sim, especialmente quando já estão maduros. No caso do mamão, a dica é cortar a fruta em pedaços pequenos e armazenar em potes.
Já a casca da banana costuma escurecer quando a fruta é refrigerada, o que faz algumas pessoas acharem que ela estragou.
Mas se a parte de dentro não apresentar sinais de deterioração, a banana está conservada e pode ser consumida normalmente.
Como organizar a fruteira?
A fruteira deve ficar em um lugar bem ventilado. Isso ajuda a espalhar o etileno e a reduzir o efeito do gás nas frutas.
Também é importante observar se há muitas frutas climatéricas juntas, e em que estágio de amadurecimento elas estão.
Além disso, a fruteira deve ficar longe da luz solar direta, já que o calor estimula a produção de etileno e pode fazer com que as frutas amadureçam rápido demais.
Dicas para a compra das frutas
- Compre frutas e hortaliças uma ou duas vezes por semana, sempre considerando o que será consumido.
- Escolha frutas que não tenham a casca machucada e nem cortes.
- Transporte as frutas com cuidado, especialmente as mais sensíveis.
- Retire as frutas do saco plástico assim que chegar em casa.
- No caso de frutas embaladas, como morangos, verifique se alguma está com sinais de contaminação e descarte, para não prejudicar as demais.
Como higienizar as frutas
- Deixe de molho por 10 minutos em uma solução com 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (ou água sanitária sem alvejante) diluída em 1 litro de água. Também é possível usar produtos próprios, que são vendidos em supermercados, para essa higienização.
- Enxague a fruta em água corrente e seque com papel toalha ou centrífuga antes de guardar. A umidade favorece o surgimento de fungos.
Fonte: G1 - 24/09/2025
Notícias
- 24/09/2025 Lula anuncia aporte de US$ 1 bilhão no Fundo de Florestas Tropicais para Sempre: ‘Brasil vai liderar pelo exemplo’
- Débito automático em conta: veja ponto a ponto o que muda para os consumidores
- Copom reforça Selic em 15% por ‘período prolongado’ e pede perseverança para reancorar expectativas
- Juízes recebem 42,2 vezes mais que a renda média da população fluminense, aponta estudo
- Taxa de turismo no Brasil: o que é e como funcionam as leis
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)