Dieese aponta que 87,4% dos reajustes salariais em fevereiro foram acima da inflação
Publicado em 26/03/2025
Região Sudeste registou variação média de 1,66%
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) informou que 87,4% das negociações de reajustes salariais referentes à data-base em fevereiro ficaram acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPC-IBGE). Já em 7,1% dos casos, não houve perdas inflacionárias, enquanto cerca de 5,5% ficaram abaixo do INPC.
De acordo com a Dieese, o resultado do mês passado é o segundo maior registrado nos últimos 12 meses, ficando atrás apenas do porcentual de maio de 2024 (88,6%).
"A correção do salário mínimo, em janeiro, e as sucessivas quedas no valor do reajuste necessário para reposição das perdas salariais nas últimas datas-bases podem ter contribuído para o bom desempenho das negociações no período recente", avalia a entidade.
Porém, para março, a Dieese acredita que deve haver mais desafios, dado o aumento significativo da inflação em fevereiro.
O mês passado também apresentou a maior variação real média dos reajustes nos últimos 12 meses: 1,87%. O valor é explicado pelo aumento da proporção das revisões salariais acima do INPC e incremento dos ganhos obtidos pelas categorias. Segundo o departamento, cerca de 25% dos reajustes de fevereiro resultaram em ganhos entre 3% e 4% acima da inflação.
Setores
No primeiro bimestre de 2025, o setor rural lidera com a maior quantidade de reajustes salariais acima da inflação, totalizando 91,2%. Logo em seguida estão serviços (87,7%), indústria (82%) e comércio (67%).
O segmento rural, também nos dois primeiros meses deste ano, registrou a maior variação real média dos reajustes acima do INPC, de 2,09%, seguido de serviços (1,55%), indústria (1,22%) e comércio (0,79%).
A Dieese avalia que os setores rural e de serviços estão à frente nos dois casos, possivelmente por conta da correção do salário mínimo em janeiro. "Parte considerável dos salários nesses setores tem valor muito próximo ao do mínimo oficial", lembra.
Regiões
As regiões com os maiores percentuais de reajustes das remunerações acima do INPC no primeiro bimestre deste ano são: Sudeste (86,2%), Sul (84,8%) e Nordeste (84,1%). Abaixo dos 80%, estão Centro-Oeste (77,4%) e Norte (72,7%).
Já sobre a variação real média, no mesmo período, o Sudeste aparece à frente (1,66%). Em sequência, estão Sul (1,31%), Nordeste (1,27%), Norte (0,95%) e Centro-Oeste (0,94%).
Fonte: O Dia Online - 25/03/2025
Notícias
- 23/09/2025 Relator da CPMI pede prisão preventiva de empresário apontado como sócio do ‘Careca do INSS’
- PIX Parcelado amplia alternativas de crédito, com custo alto e risco de inadimplência; entenda
- Receita nega boato de notificação a quem vive com os pais
- Projeções do mercado para inflação, PIB, Selic e dólar ficam estáveis
- Imposto de Renda 2025: consulta ao 5º lote de restituição começa nesta terça; veja como fazer
- Decisão do STF autoriza retomada de serviço de mototáxi em SP
- Equipe econômica amplia projeção de arrecadação com IOF em 2025 em R$ 834 milhões
- Senado votará na quarta-feira a segunda parte da regulamentação da reforma tributária
- No STF, Dino pede vista e suspende julgamento que discute valor da aposentadoria por invalidez
- Presidente da Caixa confirma novo concurso para 2025
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)