Isenção na conta de luz pode beneficiar 60 milhões de brasileiros, mas elevar inflação
Publicado em 27/05/2025 , por Daniel Liam

Medida provisória assinada pelo presidente Lula auxiliará famílias com renda per capita de até meio salário mínimo; por outro lado, tem potencial de encarecer preços
O presidente Lula assinou uma medida provisória que promete isentar 60 milhões de brasileiros do pagamento da tarifa de energia elétrica. Esta decisão visa beneficiar famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e consumo de até 80 kWh. No entanto, a medida não está isenta de críticas e preocupações, especialmente no que diz respeito às suas possíveis repercussões inflacionárias. Alexei Vivan, presidente da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica, alerta que o custo dessa isenção será repassado a outros consumidores, como a classe média e grandes empresas, o que pode resultar em aumento das tarifas de energia e, consequentemente, dos preços dos produtos.
Além da isenção, a medida provisória também antecipa a liberdade para consumidores e o Mercado Livre até 2027, além de flexibilizar tarifas das distribuidoras de energia. Embora a MP traga novos subsídios, ela também visa reduzir alguns existentes. Pedro Rodrigues, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, destaca que as medidas ainda estão em discussão no Congresso, com um prazo de 120 dias para deliberação. Ele critica a falta de um projeto de lei que permitiria uma discussão mais ampla e alerta para a necessidade de fiscalização para evitar fraudes, como a instalação de múltiplos medidores para se enquadrar na isenção.
Rodrigues também adverte que a população não deve esperar uma isenção imediata, pois há um processo legal a ser seguido. A isenção para consumidores de baixa renda pode gerar um custo anual estimado de R$ 3,6 bilhões. Além disso, há preocupações sobre o aumento do consumo de energia, o que poderia agravar ainda mais a situação. A medida, embora traga benefícios, levanta questões sobre seu impacto econômico e a necessidade de uma implementação cuidadosa para evitar consequências indesejadas.
Em suma, a isenção da tarifa de energia elétrica para milhões de brasileiros é uma iniciativa que busca aliviar o peso financeiro sobre as famílias de baixa renda. No entanto, é crucial que o governo e as autoridades competentes considerem cuidadosamente os impactos econômicos e sociais dessa medida. A implementação eficaz e a fiscalização rigorosa serão essenciais para garantir que os benefícios sejam maximizados enquanto se minimizam os riscos de inflação e fraudes.
Fonte: Jovem Pan - 26/05/2025
Notícias
- 23/09/2025 Relator da CPMI pede prisão preventiva de empresário apontado como sócio do ‘Careca do INSS’
- PIX Parcelado amplia alternativas de crédito, com custo alto e risco de inadimplência; entenda
- Receita nega boato de notificação a quem vive com os pais
- Projeções do mercado para inflação, PIB, Selic e dólar ficam estáveis
- Imposto de Renda 2025: consulta ao 5º lote de restituição começa nesta terça; veja como fazer
- Decisão do STF autoriza retomada de serviço de mototáxi em SP
- Equipe econômica amplia projeção de arrecadação com IOF em 2025 em R$ 834 milhões
- Senado votará na quarta-feira a segunda parte da regulamentação da reforma tributária
- No STF, Dino pede vista e suspende julgamento que discute valor da aposentadoria por invalidez
- Presidente da Caixa confirma novo concurso para 2025
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)